Jogo da macaca

Quem se lembra de passar os intervalos da escola a jogar ao jogo da macaca com os amigos? Ah que belos tempos! Desenhávamos o jogo no chão com um giz ou marcávamos na terra com um pau. Sei que era fácil de preparar e todos podiam jogar.

Hoje de manhã lembrei-me desse jogo que tanto gostava de jogar e achei que era altura de ensiná-lo aos meus filhos. Debati-me foi com um problema “em casa como o posso desenhar?”. Certamente não ia sujar o chão com giz ou com outro marcador.

Primeiro pensei em usar panos da cozinha para fazer as marcas do jogo, mas depois percebi que poder ia ser perigoso para as crianças, ao saltearem para o pano este poderia escorregar. E com fita-cola? Só tenho um rolo daquela fininha transparente, não vai ficar nada que se aproveite. Foi então que me lembrei dos tapetes puzzle das crianças, são quadrados, não escorregam e têm o tamanho ideal, vamos lá montar o jogo! O problema foi convencer as crianças que o jogo só tinha aquele tamanho, eles queriam usar os tapetes todos.

Comecei por lhes explicar o jogo: Para jogar é um de cada vez, atiramos a marca, que no nosso caso é um sapato. Depois têm de ir ao pé-cochicho nas casas que só têm um quadrado e nas casas que têm 2 têm que colocar um pé em cada quadrado. Atenção que não se pode pisar a casa onde tem o sapato! Têm de ir até ao fim e na volta têm de apanhar o sapato.

Os meus filhotes são gémeos, dois reguilas, e adoram competir. Acho que vão adorar este jogo.

O jogo da macaca permite às crianças saltar, correr e estimula a concentração e coordenação motora. É um ótimo jogo para várias idades e não precisa de muito espaço para o jogarmos em casa. Agora é uma questão de imaginação para se construir o jogo.

Neste vídeo pode ver como se joga e se constrói o jogo caso não se lembre ou mesmo para mostrar aos mais pequenos: https://youtu.be/oNp7MuL_t9M

Que jogos da sua infância já ensinou aos seus filhos?

Últimos artigos

Telesono

Hoje é segunda feira, a bem-dita temerosa segunda- feira. Mesmo estando a trabalhar de casa continua a...

São só nuvens!

Ultimamente tenho reparado muito nas nuvens. Nunca me tinha acontecido, mas agora parece que todos os dias...

Sobre hoje

Nem todos os dias são dias bons. É normal, dizem, assim nós acedemos como verdade.

Olhe por si!

Hoje de manhã ao levantar-me olhei ao espelho e vi a cara de um estranho a olhar para mim. O cabelo estava...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here