Manutenção em casa

Hoje foi dia de manutenção em casa.

Comecei pelas varandas. Tenho uma rede à volta do corrimão da varanda para impedir que as as coisas caiam. É quase como que obrigatório para quem tem cães que adoram brincar com bolas ou para proteção dos mais novos.

A rede da varanda está presa com braçadeiras e desde que a montei nunca mais lhe mexi, entretanto, as braçadeiras têm sofrido desgaste com o sol e chuva, tanto que estão já algumas rebentadas e outras para lá caminham. Antes que tenha de colocar a rede toda de novo, o que implica ter que esticá-la, decidi tentar recuperá-la. Desta vez comprei umas braçadeiras apropriadas para o exterior, para durarem mais tempo.

Depois coloquei óleo nas fechaduras e dobradiças das portas. Peguei em um pouco de papel para apanhar o excesso de óleo e também para não deixar as coisas sujas. Depois de colocar o óleo nas fechaduras temos de colocar a chave e rodar várias vezes para espalhar o óleo.

Já nas dobradiças dos armários da cozinha convém ter um cuidado redobrado a colocar o óleo. Por norma uso um óleo em spray, mas nem sempre é indicado usar em todo o lado. Tenho 2 truques para não deixar tudo sujo com óleo. Ou coloco um bocado de papel atrás do sítio para onde irei aplicar o óleo ou também se pode colocar o óleo no papel e passar o próprio onde se quer administrar o óleo.

Numa das divisões da casa tenho um candeeiro com várias lâmpadas. Algumas já fundidas e ainda nenhuma led. Achei também uma boa altura para substituir as lâmpadas velhas por umas mais económicas.

Depois aproveitei e limpei os filtros do ar condicionado, este tem uma rede que impede que o pó vá para a circulação de ar, mas com o tempo a rede vai ficando cheia de pó então convém tirar para fora e limpar.

Agora só falta desentupir o lava loiça. Na verdade não está entupido, mas vai sempre ganhando alguma porcaria. Para o desentupir uso um arame e vou metendo pelos buracos e tirando a porcaria que está agarrada ao cano. Fazendo isto periodicamente ajuda bastante para nunca se ter canos entupidos, o mesmo truque uso por todos os outros lavatórios que estão pela casa.

Que manutenção costuma fazer na sua casa?

Últimos artigos

Telesono

Hoje é segunda feira, a bem-dita temerosa segunda- feira. Mesmo estando a trabalhar de casa continua a...

São só nuvens!

Ultimamente tenho reparado muito nas nuvens. Nunca me tinha acontecido, mas agora parece que todos os dias...

Sobre hoje

Nem todos os dias são dias bons. É normal, dizem, assim nós acedemos como verdade.

Olhe por si!

Hoje de manhã ao levantar-me olhei ao espelho e vi a cara de um estranho a olhar para mim. O cabelo estava...
Artigo anteriorVolante de balão
Próximo artigoPara todos os gostos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here