Serve para todos!

Tanto tempo em casa acaba por desorientar os mais velhos, imagine o quanto confusos os mais pequenos podem estar. Todos os hábitos, rotinas, atividades e afazeres estão concentrados num espaço, a sua casa. Tudo será partilhado com quem vive e não há tanto a oportunidade da liberdade na criança.

É fundamental não deixar que os mais novos se sintam stressados e ajudá-los a ultrapassar este momento com sabedoria. Sabedoria? Sim, saber como se pode proteger, saber como agir e saber aproveitar o tempo extra que tem.

A brincadeira não pode ser descredibilizada, muito menos agora onde não existem tempos de recreio nem amigos com quem correr e partilhar aventuras. Dedique sempre um tempo para os mais novos e deixe que eles também descubram como se ocupar sozinhos. Explore a criatividade, aprofunde a linguagem e a sua motricidade. Dê a devida importância às emoções e acima de tudo que se unam belíssimas relações.

O stress vai percorrer todas as casas, individualmente e em grupo, são muitas horas juntos, muitas horas sozinhos e sempre muitas horas de incerteza. Não se deixe abalar e proteja-se, começando por criar em casa novos hábitos de higiene e de como proceder nas tarefas mais básicas.

Sabe o que mudou na cozinha? Que cuidados ter? Sabe o que mudou na própria limpeza da casa? Que detergentes usar? O que limpar todos os dias ou o que limpar de vez em quando?

Procure informar-se, peça ajuda aos mais pequenos, se possível. Adapte-se e permita que eles se adaptem.

Explore o site da Direção Geral de Saúde que irá ajudar como ninguém!

No “Espaço da criança” presente no site pode encontrar livros, alguns vídeos explicativos, ideias de atividades sobre o tema e ainda alguns jogos para fomentar o conhecimento na criança.

Os livros apresentam-se em formato digital e relacionam-se com diversas localidades e temas, tendo sido lançado recentemente alguns livros sobre o assunto “coronavírus”, como a obra “A minha avó tem coronavírus”. A própria página dedicada à leitura dispõem de um filtro que lhe recomenda a leitura de certos temas à idade da criança.

O site: www.dgs.pt

Serve para todos!

Últimos artigos

Telesono

Hoje é segunda feira, a bem-dita temerosa segunda- feira. Mesmo estando a trabalhar de casa continua a...

São só nuvens!

Ultimamente tenho reparado muito nas nuvens. Nunca me tinha acontecido, mas agora parece que todos os dias...

Sobre hoje

Nem todos os dias são dias bons. É normal, dizem, assim nós acedemos como verdade.

Olhe por si!

Hoje de manhã ao levantar-me olhei ao espelho e vi a cara de um estranho a olhar para mim. O cabelo estava...
Artigo anteriorPara todos os gostos
Próximo artigoCoelhinho da Páscoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here